banner
9 meses atrás
1044 Visualizações
7 0

O fetiche pelo “Império da Lei”

Escrito por
Compartilhe:

Muitas pessoas, incluindo especialmente liberais e constitucionalistas, parecem ter um fetiche pelo conceito de “Império da Lei”. O problema é que este termo não passa de uma completa mitologia estatista e não significa absolutamente nada.

“Precisamos ser governados por leis, não por homens!” Sério? E o que escreve essas “leis”? Ah é? Homens (e mulheres). A diferença é tão irrelevante quanto dizer que roubo de carros é ruim A MENOS QUE o ladrão de carros antes escreva algo numa folha de papel, conferindo a ele mesmo permissão de roubar o seu carro, e chamar isso de “lei”.

A razão pela qual as pessoas querem PENSAR que isso significa algo é que elas querem pensar que deveria haver um conjunto de “regras” objetivas que determine como pessoas decentes devem se comportar. Mas enquanto forem meros mortais que decidam quais são essas “regras”, elas são todas apenas opiniões de mortais, que é exatamente o que defensores da “escravidão lite” dizem que querem nos proteger CONTRA: pessoas não confiáveis fazendo o que elas quiserem.

A insanidade de todo esse fetiche de “império da lei” pode ser exposto e ilustrado com facilidade perguntando a um defensor do conceito, “Então enquanto a legislação dizer que é OK, você está satisfeito com o que ocorra?” De uma maneira ou outra, ele imediatamente irá demonstrar que pra ele NÃO está OK, e que o que ele NA VERDADE quer dizer é que todos deveriam ser governados por quaisquer “leis” que ELE ache que deveria existir.

Todo estatista — incluindo toda e qualquer pessoa que louva o conceito de “império da lei” — só quer que seus PRÓPRIOS valores e opiniões sejam FORÇADOS sobre todos os outros através do “governo”. Mas a maioria não quer admitir isso, então eles falam como se alguma coisa mágica, mística, abstrata chamada “as regras” ou “a lei” fosse estar no controle.

Pessoal, são apenas homens. Rituais e mitologia e eufemismos e terminologia confusa jamais mudarão isso. Ainda são … apenas … pessoas.


Post de Larken Rose aqui.
Tradução:
Fernando Chiocca.

Compartilhe:
Tags dos artigos:
·
Categorias dos artigos:
Libertarianismo
banner

É um ativista libertário que ficou preso por questionar a receita federal americana.