Nossos Parceiros e Patrocinadores. Clique aqui para anunciar nesse site

 
 
set 4, 2018
3119 Visualizações
Comentários desativados em Filme: Matrix
10 0

Filme: Matrix

Escrito por
Compartilhe:

Sucesso de bilheteria em 1999, Matrix é considerado por muitos apenas mais um filme de ficção científica com efeitos especiais de tirar o fôlego. No entanto, poucas pessoas foram capazes de entender a mensagem subliminar escondida no enredo do filme. Com diversos elementos filosóficos, muitos consideram que o filme representa uma alegoria sobre o sistema do mundo em que vivemos atualmente.

Confira abaixo a nossa análise de algumas das cenas deste excelente filme:

Neo é interrogado pelos agentes do sistema

Neo passa horas no computador se informando sobre coisas que não deveria saber. Isso atrapalha o seu trabalho, ele deixa de ser um funcionário obediente e previsível. Em certo momento, o sistema detecta que alguém está tentando sair da Matrix. Os agentes do sistema são enviados para interrogar Neo. Durante seu interrogatório Neo fica sabendo que está sendo vigiado e descobre que seus supostos direitos não valem nada: se você resolver falar contra o sistema, você será censurado.

A cena da pílula

Nesta cena Neo é levado até Morpheus, um homem sábio e respeitado, que já saiu da Matrix. Morpheus lhe oferece duas opções: tomar a pílula vermelha e conhecer toda a verdade (sair da Matrix), ou tomar a pílula azul e continuar vivendo sua vida de ilusão.

Embora Morpheus seja uma pessoa muito respeitada e com conhecimento vasto sobre a Matrix, ele não é capaz de fazer com que alguém saia da Matrix. Ele só pode mostrar o caminho. A própria pessoa é quem deve tomar essa decisão e buscar a verdade por conta própria.

O que é a Matrix?

Nesta cena, Morpheus mostra para Neo o que a Matrix realmente é. Os seres humanos estão sendo cultivados por máquinas frias e sem emoções. Toda a energia humana está sendo usada para alimentar este sistema criado pelas máquinas. O mundo que Neo achava que era real, na verdade era apenas uma simulação de computador criada pelas máquinas para enganá-lo. Ao se confrontar com a verdade, Neo se torna agressivo. Ele não quer aceitá-la e pede para voltar.

O imposto que você paga é a energia que alimenta as máquinas do sistema

Liberte a sua mente

Neo conecta seu cérebro aos computadores da nave e recebe um treinamento intensivo em lutas. Em poucos segundo se torna mestre de diversas artes marciais. No entanto, mesmo com todo esse conhecimento teórico, Neo não consegue vencer Morpheus numa luta. Ainda lhe falta algo.

Para saber o que está faltando, Morpheus transporta Neo para o programa do salto. Após dizer para Neo que ele deve deixar todos seus medos de lado, Morpheus faz algo considerado impossível: salta de um prédio para outro, que estão a uma grande distância entre si. Como Neo ainda não libertou sua mente, Neo erra o salto e cai entre os prédios, até atingir o asfalto.

Neste programa Neo aprendeu uma lição importante: para você ser livre, primeiro você tem que libertar a sua mente, e depois o seu corpo.

A cena do sistema

Morpheus e Neo estão em um programa de computador que simula as ruas de uma cidade. Enquanto Morpheu explica como o sistema funciona para Neo, Neo se distrai com uma bela mulher usando um vestido vermelho. Ao se virar de volta, Neo está de cara com um agente da Matrix. Nesta cena Morpheus ensina que Neo não deve se distrair com as armadilhas que o sistema usa para desviar a sua atenção: a mulher representando o hedonismo, o prazer, e o vermelho representando o comunismo.

A cena do bife

Cypher é um dos tripulantes da nave que já saiu da Matrix. Mas ele se arrependeu de ter saído dela, pois a realidade da vida real é muito cruel para ele. Os agentes do sistema tentam suborná-lo para que ele volte à Matrix e traia seus companheiros, oferecendo uma vida de fama, glória e riqueza na Matrix. Cypher representa todas as pessoas da Matrix que são alavancadas para o “sucesso” pelo sistema (como intelectuais, artistas, empresários), todos aqueles que sabem o que realmente acontece na Matrix, mas se deixam vender por fama, status e dinheiro.

Neo decide combater o sistema

Depois de receber muito treinamento intelectual, Neo resolve fazer algo que ninguém nunca fez antes: combater o sistema. E o filme deixa claro que isso não requer apenas idéias: armas também são necessárias.

A luta final

Após passar por todo seu treinamento durante o filme, Neo precisa lutar sozinho e desarmado contra três agentes armados. Após dizer um sonoro “Não”, Neo olha para a Matrix e enxerga toda o seu código de programação, ele consegue ver com seus próprios olhos como o sistema funciona. A partir deste momento Neo consegue fazer tudo aquilo que antes parecia impossível: parar balas e acabar com os agentes da Matrix.

A mensagem que esta cena deixa para quem assiste é clara: o sistema só é vencido quando as pessoas resolverem dizer “Não”. Quando elas pararem de aceitar passivamente as injustiças do sistema e, também, deixarem de aceitar todos os benefícios que o sistema oferece para aqueles que se conformam a ele.

Depois que você entende, tudo se torna fácil

A mensagem final

Neo está em um telefone público na rua e deixa um recado para quem controla a Matrix, que está sempre o vigiando. No final ele deixa o telefone e sai voando pela cidade. O ser humano realmente é capaz de atingir coisas impossíveis a partir do momento em que se livrar do sistema.

Compartilhe:
Tags dos artigos:
· ·
Categorias dos artigos:
Filmes