banner
3 meses atrás
1452 Visualizações
8 0

Filme: Deep Web

Escrito por
Compartilhe:

Sinopse escrita por Fernando Chiocca:

Tudo leva a crer que um documentário narrado por uma estrela de Hollywood vai contar com um viés estatista mainstream, mas não é o caso deste. Nada menos que Keanu Reeves narra a história de um jovem empreendedor que provavelmente idealizou e ajudou na administração de um site de livre comércio e foi acusado pelo estado de ser um rei das drogas e assassino, sendo trancafiado na cadeia, podendo pegar prisão perpétua. O documentário conta muito bem a história, mostrando que Ross Ulbricht, a suposta identidade de Dread Pirate Roberts (que leva esse nome exatamente por ter muitas identidades), é um idealista libertário anarcocapitalista conhecedor de Economia Austríaca e o site Silk Road tinha princípios voluntaristas de liberdade e respeito a vida e a propriedade privada, inclusive não aceitando “comércio” de assassinos de aluguel, material contendo cenas de pedofilia e qualquer coisa que fosse uma agressão aos direitos de propriedade. O documentário cita inclusive a influência de Mises no site, e embora não cite Rothbard, fica claro que os princípios de não agressão (presentes em Rothbard e não presentes no trabalho de Mises) são os que nortearam o projeto Silk Road, destruído pelo estado. Uma das coisas que passei a conhecer sobre este caso foi a luta dos pais de Ross para provar a inocência do filho. A mãe de Ross acabou por se familiarizar com a teoria libertária e o filme mostra inclusive uma participação dela no Porcfest do Free State Project em New Hampishire. Será que um garoto com esta família, amigos e princípios é realmente esse mega traficante e assassino que a CIA diz que é e merece passar o resto da vida na cadeia? Me parece que o perfil dele é “ligeiramente” diferente deste tipo perigoso, mas assista e tire suas conclusões….

 

Obs.: Quando você clicar no play abrirá 2 vezes uma janela pop-up, feche-as e começará a rodar o filme automaticamente. Quando você der pause também abrirá duas vezes uma janela pop-up de propaganda, feche-as e o filme recomeçará automaticamente. Isso só acontecerá apenas uma vez toda vez que você abrir esse link. Para ver em tela cheia clique no ícone de expansão do vídeo na parte inferior à direita.

Compartilhe:
Tags dos artigos:
·
Categorias dos artigos:
Filmes
banner
Foto de perfil de Uatá Lima

Imobiliarista, investidor em criptomoedas, empresário no ramo de startups, desenvolvedor de websites, aplicativos móveis para smartphones e desktop. Entusiasta anarcocapitalista agorista e absolutista ético.