Nossos Parceiros e Patrocinadores. Clique aqui para anunciar nesse site

 
 
banner
nov 16, 2017
869 Visualizações
Comentários desativados em As cidades flutuantes estão a caminho
6 1

As cidades flutuantes estão a caminho

Escrito por
banner
Compartilhe:

Projetos voltados à construção de habitações sustentáveis no meio do mar começam a deixar de ser mera ficção.

O que antes parecia ficção agora está tecnologicamente ao alcance humano: cidades flutuantes em águas internacionais que tenham o poder de Estados independentes e autossustentáveis. O chamado “seasteading” — essa ideia de construções em alto mar — tem amadurecido e, agora, já existem empresas, acadêmicos e arquitetos trabalhando juntos para colocar um protótipo de pé até 2020.

O jornal The New York Times publicou uma reportagem esta semana em que destaca os avanços dessa área. No centro do holofotes, está o Seasteading Institute, uma organização sem fins lucrativos com sede em São Francisco. Fundado em 2008, o grupo passou quase uma década tentando convencer o público de que a ideia não é maluca.

“Se você pudesse ter uma cidade flutuante, seria praticamente um país-startup”, diz Joe Quirk, presidente do Seasteading Institute. “Nós podemos criar uma enorme diversidade de governanças diferentes para uma enorme diversidade de pessoas.”

O projeto tem sido parcialmente financiado por um ICO (initial coin offering), nova prática que tem feito sucesso no Vale do Silício e em Wall Street, que consiste em arrecadar dinheiro a partir da venda de uma moeda virtual recém-criada. Antes disso, o primeiro aporte veio do bilionário Peter Thiel, cofundador do PayPal. “Entre o ciberespaço e o espaço sideral, está a possibilidade de nos instalarmos nos oceanos”, escreveu ele, na época.

O investimento de Thiel ajudou o instituto a ganhar a atenção da mídia. No início deste ano, o instituto começou a fazer testes no mar próximo da Polinésia Francesa. O projeto deve começar em breve, e as primeiras construções flutuantes poderão ser habitáveis ​​em apenas alguns anos.

O objetivo agora é construir as primeiras estruturas, incluindo casas, hotéis, escritórios e restaurantes, com um orçamento de aproximadamente US$ 60 milhões. Se tudo sair como planejado, essas estruturas contarão com jardins nos telhados e uso de madeira local, bambu e fibra de coco, além de metal e plástico reciclados. “Quero ver as cidades flutuantes inteiras até 2050, milhares delas, cada uma oferecendo diferentes formas de governança”, afirma Quirk.

Na visão do executivo, o seasteading é a oportunidade de reescrever as regras que governam a sociedade. “Os governos simplesmente não melhoram”, disse ele ao NYT. “Estão presos nos séculos passados.”

Digitalize para doar Bitcoin
Gostou desse artigo? Doe Bitcoin para :
Bitcoin 1Pt6kswZMJG2gwHs2THKEesLEzevbk84be
Doe
Compartilhe:
Tags dos artigos:
· ·
Categorias dos artigos:
Notícias
http://wwww.camisetaslibertarias.com.br

Imobiliarista, investidor em bitcoin, empresário no ramo de startups, desenvolvedor de websites, aplicativos móveis para smartphones e desktop, designer de estampas na Camisetas Libertárias. Entusiasta anarcocapitalista, agorista e absolutista ético.

Você decide se quer ajudar esse site fornecendo poder de mineração enquanto navega |
Percentual de Mineração: 0%
Total de Hashes: 0 (0 H/s)
Ok + - Stop