Nossos Parceiros e Patrocinadores. Clique aqui para anunciar nesse site

 
 
banner
set 10, 2018
731 Visualizações
Comentários desativados em A Ética Libertária Sobrepõe o Empirismo
4 0

A Ética Libertária Sobrepõe o Empirismo

Escrito por
Compartilhe:

Muitos estão perdendo a guerra argumentativa contra os ativistas da direita política simplesmente por não entenderem que a única maneira de destruir e refutar a ideologia estatista pró-democracia é se basear unicamente na ÉTICA.

Apresentar perspectivas e resultados dos diferentes governos pode parecer elegante e revelar certo conhecimento de dados relativos às administrações de governos anteriores, mas não diz nada sobre a forma antiética pela qual qualquer governo – seja ele de direita, esquerda, liberal, socialista ou comunista – exerce poder sobre os indivíduos.

Debater com estatistas e defensores da democracia baseando-se em conhecimento puramente empírico é um erro metodológico e estratégico pelos seguintes motivos a seguir. Os desempenhos dos governos/administrações não são analisados num horizonte de longo prazo ou de continuidade, mas levando em conta uma curta duração. As administrações de cada um dos governos que se sucedem estão sujeitas a crises não enfrentadas pelas outras, além de situações excepcionais e os impactos posteriores das ações populistas e irresponsáveis de seus antecessores. Um governo pode herdar contas quebradas e, ao tentar corrigi-las pode ter que tomar medidas impopulares e antiéticas para colocar, digamos assim, a casa em ordem. Governos populistas como os de Lula, por exemplo, podem expandir crédito imprimindo dinheiro e criando bolhas em certos segmentos da economia. E tão logo a euforia desse falso sinal de mercado chegue ao fim alguém terá que pagar a conta. Isso pode vir a ocorrer no mandato de outro presidente, seja ele de oposição ou não. Na história recente do Brasil, vimos Dilma e Temer receberem em suas respectivas administrações todas as consequências nefastas da expansão de políticas sociais e creditícias iniciadas por Lula. Quanto a Lula, entendemos que ele pegou uma moeda relativamente estável e o Brasil se recuperando da grave crise Asiática. Digamos que Lula surfou a maré boa que veio de FHC, enquanto Dilma e Temer tiveram que lidar com o tsumani provocado pelo petista. O erro estratégico é aceitar debater tendo como base o horizonte de curto prazo dos mandatos presidenciais.

É bom frisar que nenhum governo imposto pela força, seja ele de curto ou longo prazo, pode ser eficiente ou ético. Citamos esses exemplos apenas para demonstrar que os métodos utilizados pelos analistas mainstream são incoerentes, arbitrários e irracionais. A função desses analistas é contar uma grande mentira em prol da manutenção do status quo. Basear-se em análises feitas por esses caras é corroborar com o que eles pensam e fazem. Pior ainda é acreditar em dados estatísticos de entidades governamentais para fazer análises de desempenho.

Sendo direto: não se debate dados das administrações (governos) que de maneira antiética te roubaram e continuarão a fazê-lo. Todos os governos impostos, sem exceção, tiram dinheiro do bolso das pessoas sem o seu consentimento. Isso não tem outro nome a não ser roubo. Isso é, por si só, antiético. O fato de o governo ser imposto contra a vontade das pessoas para roubá-las é suficiente para refutar qualquer argumento pelo voto defensivo. Nesse caso, só resta ao interlocutor estatista admitir que aceita o roubo como uma alternativa antiética, mas, a seu ver, menos pior – o que não muda a natureza do roubo praticado pelo estado.

Há diferentes formas de governança contratual que não ferem o direito de escolha dos indivíduos. Se a adesão a um governo como o do Brasil fosse voluntária e se, além disso, fosse permitido dentro desse contexto criarmos novas formas voluntárias de administração local descentralizada, talvez seria útil discutir os diferentes resultados apresentados por cada um deles. Isso poderia ser objeto de estudo para aperfeiçoar os modelos de governança voluntária. No entanto, as discussões sobre política da atualidade visam demonstrar quem é o candidato que promete roubar menos no próximo mandato e, além disso, apresentar o programa de governo mais populista possível.

Apesar de o empirismo ser um forma convencional e racional de análise de resultados práticos, Hans Hermann Hoppe nos faz um alerta quanto à possibilidade desses supostos números e dados estatísticos – baseados em método empírico – serem utilizados como meio antiético de tomada do poder e aplicação de ideias absurdas que contrariam todos os pressupostos da lei natural. Libertários não são contra análises empíricas, pelo contrário, no meio libertário há uma gama de estudiosos de diversos ramos do conhecimento humano e todos eles trazem dados de extrema importância para a humanidade. No entanto, o que o libertarianismo não admite é a sobreposição da ética por qualquer tipo de ideia baseada em utilitarismo puro que a despreze.

Did you like this?
Tip André Moreira with Cryptocurrency
Powered by BitMate Author Donations

Donate Bitcoin to André Moreira

Scan to Donate Bitcoin to André Moreira
Scan the QR code or copy the address below into your wallet to send some bitcoin:

Donate Bitcoin Cash to André Moreira

Scan to Donate Bitcoin Cash to André Moreira
Scan the QR code or copy the address below into your wallet to send bitcoin:

Donate Ethereum to André Moreira

Scan to Donate Ethereum to André Moreira
Scan the QR code or copy the address below into your wallet to send some Ether:

Donate Litecoin to André Moreira

Scan to Donate Litecoin to André Moreira
Scan the QR code or copy the address below into your wallet to send some Litecoin:

Donate Monero to André Moreira

Scan to Donate Monero to André Moreira
Scan the QR code or copy the address below into your wallet to send some Monero:

Donate ZCash to André Moreira

Scan to Donate ZCash to André Moreira
Scan the QR code or copy the address below into your wallet to send some ZCash:
Compartilhe:
Tags dos artigos:
· ·
Categorias dos artigos:
Libertarianismo
https://libertarianstudiesbrazil.wordpress.com/

Gestor de Processos Gerenciais com especialização em Business Intelligence e Gestão Competitiva. Trader de criptomoedas e libertário purista. Contribui para os sites Foda-se o estado e Cidades Empresariais. Fundador da página Tenda Libertária e do site Libertarian Studies.